Cursos profissionalizantes trazem vantagens no mercado de trabalho

porPRINT ARTIST

Cursos profissionalizantes trazem vantagens no mercado de trabalho

De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no País continua em alta, atingindo o total de 14,2 milhões de desempregados no trimestre encerrado em março.

Diante de um cenário como esse, profissionais de todas as idades estão se perguntando como se destacar em meio ao escasso número de vagas disponíveis no mercado. Além da graduação e de cursos de inglês, é possível ir além e investir em estudos especializados, como por exemplo os disponíveis em algum tipo de plataforma de cursos de capacitação profissional.

Dessa forma, especialistas acreditam que a capacitação permanente é uma das chaves para o sucesso profissional. Eles defendem que o estudo constante mantém o cérebro em ritmo de aprendizagem – atividade que expande a capacidade de pensar de maneira criativa.

Contudo, existem duas grandes dificuldades para quem deseja investir nessa modalidade de estudo. A primeira delas diz respeito ao tempo disponível para a realização de um curso, e a segunda ao valor cobrado para o acesso ao conteúdo.

Quem vive numa grande cidade sabe que o tempo de locomoção de um lugar para o outro pode ser demorado e, por esse motivo, fica difícil conciliar muitas atividades regulares.
Além disso, o País enfrenta uma crise sem precedentes. Encontrar cursos a valores acessíveis pode ser um desafio, pois abrir mão de um conteúdo de qualidade deve estar fora de cogitação para qualquer profissional.

Contudo, profissionais de Recursos Humanos indicam cada vez mais uma modalidade em particular: a de matérias a distância – ou seja, realizadas a partir de uma plataforma de cursos de capacitação profissional.

Atualmente, o mercado conta com soluções diversas, que vão desde graduações completas e, até mesmo, pós-graduações, especializações e os já tradicionais cursos livres.
Quando criado por uma equipe pedagógica de qualidade, a plataforma de cursos de capacitação profissional pode unir conhecimento de alta qualidade e comodidade na mesma proposta.

Para quem valoriza o famoso networking, ou seja, o contato com outros profissionais e recrutadores, também não precisa ficar desencorajado. Os fóruns, chats e conversas ao vivo dos sistemas a distância podem funcionar como ótimo maneiras de conexão, defendem especialistas.

De toda forma, diversos gerentes de Recursos Humanos recomendam práticas complementares, como por exemplo o estudo constante de novos idiomas, além de uma busca constante para ficar por dentro das novidades do setor que trabalha.

As redes sociais também podem funcionar como uma boa ferramenta de atualização, seja para conhecer novos profissionais quanto para se manter informado quanto a assuntos de conhecimentos gerais.

Deixe uma resposta